Porto Velho / RO - segunda-feira, 1 de julho de 2024
(69) 99967-8787

Transplantes: Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

Publicado em: 17/05/2024 - 1:28
Transplantes: Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

Dados da instituição avaliam potenciais doadores de órgãos e doadores efetivos em Rondônia

O estado de Rondônia alcançou o 1º lugar no ranking nacional em número de potenciais doadores de órgãos, e o 2º lugar em número de doadores efetivos, segundo o Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos.

Os dados divulgados pela instituição, avaliaram o período de janeiro a março de 2024, e destacam as ações do governo do estado com a qualidade do serviço prestado, estrutura e capacitação de profissionais.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), o relatório indica uma taxa de 146,7 notificações de potenciais doadores, em número por milhão de população (pmp), que é um coeficiente entre o número absoluto de doações dividido pelo tamanho de habitantes.

Enquanto que a taxa de efetivação dos doadores de Rondônia é de 40,5 pmp, ficando atrás apenas do estado do Paraná, com 41,5.

MUDANÇA DE CENÁRIO

Estado vem investindo nas condições de trabalho para realização dos transplantes

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Edcléia Gonçalves ressalta ainda que, esses indicadores são uma forma de apresentação, para garantir equidade entre os estados que realizam o procedimento.

“Esse número representa um importante trabalho das equipes do governo para construir um serviço com resultados eficazes, mantendo o foco em soluções com evidência científica.

Essa ação nos permitiu mudar o cenário estadual onde antes não havia doadores de órgãos, e agora carregamos esse rico potencial”, evidenciou.

Segundo o governador Marcos Rocha, a conquista dos dois índices impulsiona as ações de saúde desenvolvidas pelo estado, em benefício da população.

“Entendemos a importância do ato de doar órgãos para salvar a vida de muitas pessoas, por isso investimos em condições de trabalho que prestem um atendimento de qualidade ao público, o que nos permite ganhar essa notoriedade e ser referência para outros estados”, destaca.

INDICADORES

A Central Estadual de Transplantes esclarece o conceito e a diferença entre os dois indicadores. Quando se trata de potenciais doadores, a avaliação refere-se a casos de suspeita de morte encefálica, que podem evoluir para a não confirmação do diagnóstico, ser contraindicação médica e recusa familiar. Doação efetiva e doador efetivo são casos de morte encefálica confirmada, e quando a família optou pela doação.

Todo o processo é considerado complexo, com diversas etapas interdependentes e diversos atores envolvidos: equipe de assistente dos hospitais; Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos; Central de Transplantes; exames laboratoriais e de imagem; e a família, considerando que a doação de órgãos exige a aceitação da família para a realização da atividade, o que é um fator determinante para o procedimento.

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

O titular da Sesau, Jefferson Rocha destacou que, o ranking é resultado do empenho dos profissionais em levar informação e oferecer o serviço com acolhimento.

“Com médicos qualificados, a decisão do paciente e o esclarecimento das dúvidas dos familiares podem ser cruciais para o surgimento de opções de doação de órgãos, o que na essência ajuda a salvar vidas”.

De acordo com a Sesau, desde a criação do serviço de doação de órgãos no estado, em 2012, foram registrados mais de 240 doadores; em média cada doador salva cinco vidas. O transplante é essencial para salvar vidas, e só com a doação isso é possível.

Para isso, o Governo de Rondônia fornece estrutura e logística, promove capacitação de equipes multidisciplinares e médicas, a exemplo de uma recente formação repassada para cerca de 20 médicos que atuam na área.

Texto: Jackson Vicente
Fotos: Daiane Mendonça, Lara Lívia, Jefferson Motta e Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia

Tags: , , , , , , , ,

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Porto Velho - 5 horas atrás Governo de RO entrega novas viaturas para Porto Velho e cidades do interior Os veículos, todos ano 2024, foram adquiridos em caráter de renovação da frota, mediante novo contrato celebrado com uma empresa especializada em veículos de pequeno porte
2
Destaques - 5 horas atrás Regularização: Prefeitura de Porto Velho realiza consulta pública para oficializar nome das ruas do bairro Nova Esperança De acordo com o edital, a consulta pública será realizada na próxima quinta-feira, dia 4 de Julho, com início previsto para as 19h. O local da reunião será o Cenáculo da Rainha dos Apóstolos, localizado na av. Prefeito Chiquilito Erse (antiga Rio Madeira)
3
Rondônia - 5 horas atrás Ação parlamentar: Ruas de Cacoal recebem mais asfalto O prefeito Adailton Fúria (PSD), o deputado Cirone Deiró (União Brasil) e o vereador Zivan Almeida (DC) assinaram na noite de sexta-feira (28), a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica da Rua Hide Sharff
4
Capa - 5 horas atrás Ieda Chaves fortalece atuação da Associação Pestalozzi com mais de R$ 90 mil em emendas O recurso, na ordem de R$ 92.874,00 mil, foi investido na aquisição de aparelhos de ar-condicionado e proporcionará um ambiente mais confortável e propício ao aprendizado
5
Capa - 5 horas atrás Rondônia Cidadã promove cerca de 100 mil atendimentos em diversas áreas nos 52 municípios do estado O Rondônia Cidadã atingiu mais um registro neste final de semana, completando o ciclo dos 52 municípios atendidos pela ação itinerante, com a edição realizada em São Felipe d’Oeste

Desenvolvido por Argo Soluções



::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::