Porto Velho / RO - sábado, 29 de junho de 2024
(69) 99967-8787

Boi-bumbá Diamante Negro leva para o Arraial Flor do Maracujá a riqueza e os mistérios da Amazônia

Publicado em: 09/06/2024 - 7:10
Boi-bumbá Diamante Negro leva para o Arraial Flor do Maracujá a riqueza e os mistérios da Amazônia

O tema deste ano, “Boi-Bumbá Diamante Negro – Festa Cabocla”, celebra a riqueza e os mistérios da Amazônia

No dia 28 de junho, às 21h horas, a Associação Folclórica Cultural Boi-Bumbá Diamante Negro (Boi Diamante Negro) vai se apresentar na 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá, que acontece entre os dias 21 e 30 de junho, no Parque dos Tanques, em Porto Velho.

Conhecido por sua vibrante batucada e deslumbrantes fantasias, o grupo promete encantar a todos com uma apresentação inesquecível.

O Boi Diamante Negro ensaia diariamente no ginásio poliesportivo Eduardo Lima e Silva, o “Dudu”, localizado na Avenida Jatuarana, zona Sul da Capital, às 19h.

No espaço, os integrantes dedicam seu tempo e talento para aperfeiçoar cada detalhe das apresentações. Com cores características preto, amarelo, azul e branco, o grupo não apenas treina, mas, também fortalece laços comunitários e preserva tradições culturais.

FLOR DO MARACUJÁ

Organizado pelo governo de Rondônia, o Arraial Flor do Maracujá contará com a participação de 32 grupos folclóricos de quadrilhas juninas e bois-bumbás, incluindo o Boi Diamante Negro.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o evento fortalece a identidade cultural do estado e impulsiona o turismo, gerando desenvolvimento. “O Arraial Flor do Maracujá é um símbolo de nossa rica herança cultural, promovendo a união e valorização das tradições. A expectativa é grande para mais uma edição deste evento que destaca a cultura e movimenta a economia.”

Conforme o gestor da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Júnior Lopes, o Arraial Flor do Maracujá é um evento fundamental para valorização da cultura e tradições locais. “Estamos comprometidos em apoiar e promover essa celebração, que enriquece a comunidade e atrai visitantes para Porto Velho”, destacou.

RAÍZES

Adriana Ferreira, sinhazinha da fazenda e o Boi Diamante Negro

Fundado em 1º de janeiro de 1993, a Associação Folclórica Cultural Boi-Bumbá Diamante Negro nasceu na residência do senhor Aluízio Batista Guedes, no bairro Aeroclube.

Em um bate-papo informal com familiares e amigos, Aluízio, um pedagogo e folclorista apaixonado, deu vida à iniciativa. Desde então, o grupo cresceu e se tornou um autêntico representante da zona Sul de Porto Velho, abrangendo bairros como Jardim Eldorado, Caladinho, União, Cohab, Castanheira, Gurgel e Nova Floresta.

A escolha do nome “Diamante Negro” reflete a beleza e preciosidade da pedra, além da força do boi.

Popularmente conhecido como a “Maravilha Negra”, o grupo mantém uma conexão profunda com sua comunidade e tradição. Suas principais cores são o amarelo e o preto, com azul e branco representados no pavilhão do grupo.

O Boi Diamante Negro é uma das maiores expressões culturais do estado de Rondônia e da Amazônia.

No Arraial Flor do Maracujá, o Boi Diamante Negro já ganhou o topo do pódio por 10 vezes, nos anos de 2003, 2004, 2005, 2008, 2009, 2010, 2014, 2015, 2016 e 2018.

Segundo o presidente do Boi Diamante Negro, Hudson Guedes, “foi um grande desafio substituir meu falecido pai na presidência do boi, mas eu sempre tive apoio dos meus familiares e de toda comunidade, é por isso que as expectativas deste ano são as melhores, queremos levar mais uma vez, o título este ano.”

PREPARATIVOS

Durante o festival, o grupo se transforma, envolvendo de 600 a 800 brincantes que dão vida às fantasias, dramatizações e coreografias. A batucada, chamada de “Guerreiros do Bumba”, é um destaque à parte, com sua cadência marcante e ritmos envolventes.

Os integrantes do grupo são diversificados, incluindo 80 ritmistas na batucada, 6 tribos com 20 pessoas cada, 20 vaqueiros e 10 rapazes. Além disso, a apresentação conta com personagens icônicos como sinhazinha, cunhã-poranga, rainha da batucada, rainha do folclore, porta-estandarte, pajé e o amo do boi, com figuras como Mãe Maria, Cazumbá, Pai Francisco e Catirina, além dos doutores da vida, Cachaça e Relâmpago.

O tema deste ano, “Boi-Bumbá Diamante Negro – Festa Cabocla” celebra a riqueza e os mistérios da Amazônia.

A região, com sua flora e fauna exuberantes, lendas fascinantes e sons enigmáticos, é uma fonte inesgotável de inspiração. O espetáculo vai explorar a mitologia amazônica, destacando o esplendor da terra de Tupã e a magia que permeia as vidas dos habitantes da floresta.

Texto: Marina Espíndola
Fotos: Roni Carvalho
Secom – Governo de Rondônia

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Comunicado da Redação – Em Rondônia
Site de notícias em Porto Velho, aqui você encontra as últimas notícias de nossa cidade e ainda Guajará-Mirim, Porto Velho, Candeias do Jamari, Triunfo, Nova Mamoré, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e demais municípios de Rondônia. Destaque para seção de empregos e estágios, utilidade pública, publicidade legal e ainda Eleições 2022, Web Rádio, Saúde, Amazônia. www.emrondonia.com, online desde 2008: O Fera das Notícias é Beradeiro é Daqui, anuncie conosco e tenha certeza de bons negócios.

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Siga o Em Rondônia Nas Redes Sociais

Mais lidas
1
Educação - 7 horas atrás Oportunidade: Sesc Rondônia oferece 140 vagas gratuitas para Ensino Médio a distância O projeto permite a conclusão do Ensino Médio no formato online, com 80% das aulas no formato virtual e 20% no presencial, realizadas à noite em diversas unidades do Sesc
2
Destaques - 7 horas atrás Rolim de Moura: Cruzamento da Rio Madeira com a Maceió será interditado para construção de nova galeria fluvial A Prefeitura de Rolim de Moura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), informa que a Rua Rio Madeira, no cruzamento com a Avenida Maceió, próximo ao lavador do Ratinho, será interditada a partir do sábado, 29.
3
Brasil - 7 horas atrás Bandeira amarela: conta de luz fica mais cara a partir de julho Segundo o governo, a decisão ocorre por condições menos favoráveis para a geração de energia no país com previsão de escassez de chuvas e inverno com temperaturas mais altas
4
Amazônia - 8 horas atrás Bois Garantido e Caprichoso tomam conta da cidade durante o Festival de Parintins 2024 Parintins está animada com a expectativa para as apresentações dos bois Garantido e Caprichoso. Começa nesta sexta-feira (28), a chamada ópera a céu aberto
5
Brasil - 8 horas atrás Copa América: Brasil vence Paraguai por 4 a 1 com dois gols de Vinicius Júnior Comandado pelo atacante Vinicius Júnior, o Brasil derrotou o Paraguai por 4 a 1, na noite desta sexta-feira (28) no Allegiant Stadium, em Las Vegas (Estados Unidos)

Desenvolvido por Argo Soluções



::: PUBLICIDADE EM RONDÔNIA :::